Um novo impulso à sua saúde
Entregamos em todo Brasil
  • Nenhum produto no carrinho.
Compre por nossos principais categorias...
    Resultado da pesquisa por:

    Fotoproteção, Protetor Solar

    Como cuidar da pele durante o verão

    Aplicar o protetor solar corretamente, tomar uma ducha assim que sair do mar ou da piscina e saber como se prevenir contra as micoses estão entre os cuidados que se deve ter com a pele no verão. A seguir, algumas dicas indispensáveis.

    Evite se expor ao sol nos horários de pico

    A radiação solar pode causar prejuízos à pele em qualquer momento do dia, mas os riscos são maiores nos horários de pico, quando a radiação é mais intensa.

    Por isso, mesmo que você esteja usando protetor, chapéu e outros acessórios, é recomendável evitar a exposição entre as 10 e as 16 horas ou pelo menos reduzir o tempo de permanência sob os raios. A sombra será sua melhor amiga nesse intervalo.

    Escolha um protetor solar com FPS adequado para a sua pele

    O FPS (fator de proteção solar) indica quantas vezes mais tempo você estará protegido contra o sol ao utilizar esse produto. Por exemplo: se você começa a ficar vermelho com 10 minutos de exposição solar, um protetor com FPS 20 aumentará esse tempo para 200 minutos (10 x 20).

    Em geral, a escolha do fator FPS varia conforme o tom de pele de cada pessoa:

    • Pele negra: FPS 15 a 20;
    • Pele moreno-escura: FPS 20 a 30;
    • Pele moreno-clara: FPS 30 a 50;
    • Pele branca: FPS 50 a 60;
    • Pele muito clara ou pessoas que já tiveram câncer de pele: FPS acima de 60.

    Os cuidados com a pele no verão devem ser redobrados, já que os raios solares podem deixar a derme mais sensível e ressecada.

    #FicaDica

    Observe se o protetor solar é apropriado para o seu tipo de pele

    Outro fator a ser considerado na hora de escolher um protetor solar é se ele é recomendado para o seu tipo de pele. Existem produtos indicados para peles sensíveis ou com tendência a alergia, pele seca, pele normal, pele mista e pele oleosa.

    Em geral, pessoas com a pele seca se adaptam melhor a protetores de consistência mais cremosa, enquanto pessoas com a pele oleosa encontram mais benefícios em protetores em forma de gel e que contenham ingredientes antibrilho.

    É muito importante realizar uma consulta a um especialista, para identificar o seu tipo de pele, quais tratamentos são mais indicados e qual protetor você deverá utilizar para proteger a sua pele contra os raios solares.

    Fórmulas manipuladas podem ser elaboradas conforme a necessidade de sua pele, caso precise reforçar com mais alguma vitamina ou precise substituir, alguma composição pode ser feita. Fale conosco para melhores orientações e adequações às suas especificidades, para protetores tradicionais ou opções manipuladas como, por exemplo, o reforço do protetor solar em cápsulas contra a atuação dos raios ultravioleta. Em uma ação de dentro para fora, a sua formulação pode ser feita conforme a necessidade específica do paciente.

    Saiba quando aplicar o protetor solar

    O protetor deve ser utilizado todos os dias, mesmo quando está frio ou chovendo, pois cerca de 85% da radiação UVA, que causa o envelhecimento cutâneo e o câncer de pele, atravessa nuvens e janelas.

    Dessa forma, mesmo quando ficamos em ambientes fechados, recomenda-se aplicar o protetor pela manhã, de 20 a 30 minutos antes de sair de casa, e reaplicar antes de ir almoçar e no meio da tarde.

    Já nos dias de praia, piscina ou outras atividades ao ar livre, é preciso ter ainda mais cuidado, pois a radiação UVB (que causa vermelhidão e queimaduras) é mais intensa nos horários de pico.

    Por isso, a dica é aplicar o protetor solar cerca de 15 minutos antes de colocar as roupas de banho para que ele seja absorvido pela pele. Durante a exposição, reaplique o filtro pelo menos a cada duas horas e depois de mergulhar ou transpirar em excesso ou de se secar com uma toalha.

    Reforce a proteção com barreiras físicas

    O uso de acessórios como chapéus, bonés e óculos escuros de boa qualidade, principalmente durante o horário radiação mais intensa, é fundamental para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol.

    Na praia ou na piscina, o uso de barracas de lona ou algodão também é importante. Porém, lembre-se de que esses materiais permitem a passagem de até 50% dos raios ultravioleta, de modo que o protetor solar continua sendo indispensável.

    Além disso, recomenda-se o uso de roupas de mangas longas feitas de algodão ou de tecido com proteção solar, especialmente no caso das crianças ou de atividades prolongadas ao ar livre.

    Remova o cloro e o sal do corpo o mais rápido possível

    Logo depois de sair da piscina ou do mar, procure tomar uma ducha rápida se houver chuveirinhos disponíveis, removendo o excesso de cloro ou sal do corpo, pois essas substâncias tendem a ressecar a pele.

    Mesmo com esse cuidado, ainda assim é importante tomar um banho completo assim que possível e trocar o traje de praia ou piscina por roupas secas. Utilize um sabonete neutro e deixe a água em temperatura morna para não agredir a pele.

    Utilize loções hidratantes diariamente

    As temperaturas elevadas, o cloro da piscina e a água do mar são agentes que desidratam a pele, deixando-a mais propensa ao ressecamento. Por isso, é importante aplicar uma loção hidratante todos os dias, de modo a reforçar a barreira de proteção cutânea. Você pode aproveitar o momento após o banho para isso.

    Essa dica vale mesmo para peles oleosas, pois elas também podem ficar ressecadas (que é diferente de ter pele seca). Nesse caso, opte por produtos de textura leve e livres de óleo em sua composição.

    Beba cerca de 2,5 litros de água por dia

    A saúde da pele também depende da hidratação que vem de dentro para fora. Dessa forma, com o aumento da transpiração causado pelas altas temperaturas, é preciso reforçar o consumo de líquidos e ingerir cerca de 2,5 litros por dia.

    A água continua sendo a melhor opção, mas você pode complementar seu consumo com água de coco, chás e sucos, sempre em suas versões naturais.

    Previna-se contra as micoses

    As micoses são infecções causadas por fungos, microrganismos que se multiplicam na presença de calor e umidade. Justamente por isso, essa doença de pele é mais comum no verão, especialmente em regiões do corpo como as unhas, o espaço entre os dedos dos pés, as axilas e as virilhas. Para evitá-las, você deve adotar alguns cuidados como:

    • Utilizar chinelos ao redor da piscina e ao frequentar vestiários, chuveiros, lava-pés e saunas de uso coletivo;
    • Trocar as roupas molhadas por peças secas o mais breve possível;
    • Secar-se muito bem após do banho, principalmente nas dobras cutâneas, utilizando o secador de cabelo se necessário;
    • Evitar usar calçados fechados por muito tempo;
    • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, pentes, escovas, chapéus, meias e calçados.

    Caso você note o surgimento de manchas ou feridas na pele que demoram a desaparecer, não deixe de agendar uma consulta com seu dermatologista.

    Além de ser o médico mais habilitado a fazer o diagnóstico e propor um tratamento, ele pode oferecer mais dicas sobre como cuidar bem da pele no verão levando em consideração as condições específicas da sua pele. Assim, você aproveita a estação com muito mais saúde.

    Fonte(s): SBD, O Globo, Tua Saude, Medprev

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Alguma pergunta? Fale conosco!